segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

EUROPEAN MOVEMENT JAZZ ORCHESTRA ACTUOU NO TAGV

EUROPEAN MOVEMENT JAZZ ORCHESTRA ENCHEU DE ENERGIA O TAGV


Numa altura em que se aproxima a passos largos o término da Presidência Portuguesa da União Europeia, a semana que passou foi pródiga em eventos relacionados com a mesma. Desde a cimeira União Europeia - África à assinatura do Tratado de Lisboa, também o Teatro Académico de Gil Vicente não passou à margem destas celebrações recebendo a EUROPEAN MOVEMENT JAZZ ORCHESTRA – EMJO, na passada sexta-feira.
Sob a direcção do maestro e professor Zé Eduardo esta jovem orquestra integra dezanove jovens portugueses, alemães e eslovenos, testemunhando desta forma que a musica é uma língua universal para a qual não existem barreiras.
Do alinhamento fizeram parte composições inéditas de Paulo Gomes, Andreia Pinto Correia, Paulo Perfeito, Claus Nymark (presente na sala), bem como uma composição 1º trompete, o prodigioso Matthias Schriefl.
A interacção e boa disposição que reinou entre os músicos foram uma das notas dominantes que espontaneamente acabou por contagiar o público.
Com uma duração inicial prevista de uma hora e meia, este concerto acabou por se prolongar mais meia hora, a pedido da plateia que pelas muitas palmas de agradecimento “obrigou” a formação a voltar a palco para um ancore.
Em jeito de despedida e também, quiçá, de futurologia, Zé Eduardo agradeceu aos presentes “até uma próxima Presidência Portuguesa da União Europeia, em que estes músicos já sejam todos consagrados e então nessa altura, já com a sala cheia”.
Pelo que a HARDMUSICA.COM viu e ouviu posso afirmar que pelo talento individual demonstrado nos muitos solos da noite executados pelos músicos e pela valia do colectivo, essa consagração chegará muito em breve. Quando a EMJO regressar a sala do TAGV ela estará cheia e nós que já lá estivemos voltaremos para os aplaudir de pé como os artistas merecem.
Texto e fotos – Teresa Arsénio

Sem comentários: