Livros infantis são os mais vendidos
Uma pesquisa realizada , revela que no primeiro semestre de 2007 foram vendidos 7,3 milhões de livros em Portugal, dos quais 35,3 por cento são infantis ou juvenis. É nas livrarias e comércio especializado que são vendidos 57 por cento dos livros, sendo que 35,3 por cento são infantis ou juvenis.
No primeiro semestre do ano, 31,4 por cento dos livros foram comprados em hipermercados, mas em Agosto as vendas nestas superfícies comerciais subiram para os 40,5 por cento.
No top das categorias de livros mais vendidas estão as infanto-juvenis e a literatura. As menos procuradas são a literatura importada (1,6 por cento), banda desenhada (1,9 por cento), bem como arte e história política (ambas com 3,3 por cento cada).
Em termos de valor, são os livros de literatura (28,3 por cento), infanto-juvenis (19,9 por cento), turismo e lazer (13,7 por cento) e ciências (10,9 por cento) que representam mais de 70 por cento dos livros vendidos. O estudo revela, assim, que, apesar de os livros infanto-juvenis serem os mais vendidos, estes são, por norma, mais baratos que os de literatura.
Este estudo contou com uma auditoria de vendas directas ao consumidor final junto de 700 lojas de todo o país e em colaboração com os retalhistas mais representativos do mercado.
Sem comentários:
Enviar um comentário