quarta-feira, 21 de novembro de 2007


“Um Cérebro Brilhante” é uma série documental constituída por três episódios, através dos quais se analisam o caso de três diferentes tipos de génios. O objectivo é responder às grandes questões relacionadas com a inteligência humana: De que é que depende a genialidade? Até que ponto têm influência o sexo, o tamanho do cérebro ou o hemisfério dominante? E, sobretudo, será que a educação e um ambiente propício potenciam a capacidade intelectual ao ponto de nos tornar sobredotados?

Uma criança com apenas três anos que é capaz de tocar uma melodia de Beethoven em piano, um homem que precisa apenas de alguns segundos para dizer em que dia da semana cairá uma qualquer data longínqua, e uma menina que concretiza o seu sonho de se tornar a primeira mestra de xadrez … Serão eles génios ou qualquer um de nós poderia chegar a desenvolver estas habilidades?

Os três casos são protagonistas da mini-série “Um Cérebro Brilhante”, uma alucinante produção documental que o National Geographic Channel.

“Um Cérebro Brilhante: Nascido Para Ser Génio”

Aos dois anos ouviu cantar uma canção numa festa de aniversário e foi imediatamente para o piano onde a interpretou sem um erro. Um ano depois, já tocava Beethoven. Agora, com sete anos, é capaz de recordar mais de quarenta peças e tem um ouvido que lhe permite identificar as notas musicais como qualquer pessoa identifica as cores, uma capacidade da qual apenas cerca de 10.000 afortunados se podem gabar no mundo inteiro. Mas como é que Marc desenvolveu este incrível talento para a música? A sua mãe punha-lhe música quando era bebé. Deveremos a isso a sua genialidade ou antes ao seu cérebro sobredotado?

“Nascido Para Ser Génio” analisa se a natureza dota algumas crianças de uma espécie de “gene da genialidade”, e o papel que a educação desempenha no desenvolvimento da inteligência humana: será que as crianças que aprendem a ler numa idade muito precoce têm mais facilidade que outras para se tornarem pessoas brilhantes? E, o que é mais importante, o que é que acontece se não estimularmos suficientemente a mente de uma criança numa etapa crucial do seu desenvolvimento?

O programa aborda também o caso de uma adolescente encerrada pelos pais num quarto isolado e privada de qualquer contacto humano, incluindo o da sua própria família. O resultado é impressionante: aos treze anos, tem uma idade mental de 18 meses. Será possível que esta menina que se viu privada de etapas fundamentais para o seu crescimento venha alguma vez a desenvolver uma capacidade intelectual relativamente normal?

Estreia: Quinta-feira 22 às 22h00 / Reposição: Quinta-feira 29 às 16h00

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