quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Minas da Panasqueira em exposição no Museu Nacional de História Natural






"Jóias da Terra - O Minério da Panasqueira"

Museu Nacional de História Natural
da Universidade de Lisboa



No Museu Nacional de História Natural foi agora reeditada, em novo formato, a exposição "Jóias da Terra - O Minério da Panasqueira" que de Dezembro de 2004 a Junho de 2005 atraíra já alguns milhares de visitantes ao MNHN, onde estivera patente mercê de uma parceria com a FEUP.

Entrar nesta exposição é como entrar nos corredores escuros da mina e penetrar nas "trevas húmidas" de que falava Fernando Namora no livro "Minas de San Francisco", obra que é aliás citada logo no início da mostra.
"Os olhos dilatam-se para se adaptarem ao halo desmaiado do carboneto".
Quase se sente "o hálito que se escapa das paredes".

E de súbito encontram-se os verdadeiros filões de minério da Panasqueira.

Tratando-se da única mina de volfrâmio ainda hoje em laboração na Europa, o Couto Mineiro da Panasqueira, existente na Aldeia de S. Francisco de Assis, nos contrafortes da Serra do Açor, conta já mais de 120 anos de história.
Por ela perpassam picos de exploração como os verificados na I e na II Guerras Mundiais. Nesta última, mobilizou cerca de 10 mil trabalhadores, como nos é contado na exposição.

Mais interessante ainda é conhecer a história mais profunda destes minérios que, em termos geológicos, se formaram há 280 milhões de anos, quando um magma ascendeu no interior da crosta terrestre e cristalizou, dando origem a uma cúpula de granito.

Ele mobilizou fluídos que preencheram as fendas das rochas pré-existentes (xistos e grauvaques das Beiras) e que, ao cristalizar, deram origem aos minerais que se encontram nos filões do jazigo.

Além de volframites, na exposição podem ver-se magníficos exemplares de quartzo, siderite, arsenopirite, calcopirite, entre outros minerais que constituem os minérios da Panasqueira.

Na mostra, que estará patente até 2008, poderá ainda saber mais sobre a mina, os métodos de exploração, o desmonte e a preparação dos minérios, antes de eles passarem pela indústria transformadora e alimentarem outros mercados e formas de vida.

Sem comentários: