quinta-feira, 18 de outubro de 2007

2ª Mostra do Cinema Brasileiro

2.ª Mostra de Cinema Brasileiro

Obra de Jorge Furtado em destaque no arranque do festival

A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro abre a 19 de Outubro, com um dia inteiramente dedicado à obra do realizador Jorge Furtado.
A partir das 16h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, é possível assistir às comédias “Houve uma vez dois Verões”, “Meu tio matou um cara”, “O homem que copiava” e “Saneamento Básico”.

Às 21h00 realiza-se uma mesa redonda, aberta ao público, sobre o tema “Modelos de Produção e Realização no Cinema Brasileiro e Português”. A moderação está entregue a João Antunes (colaborador de vários jornais diários e programador de diversos festivais de cinema). Participam a directora do Festival do Rio, Ilda Santiago, os realizadores brasileiros Jorge Furtado e Breno Silveira, os realizadores portugueses Sandro Aguilar e Gonçalo Galvão Teles (Fado Filmes).

O realizador homenageado neste dia, Jorge Furtado, é um dos mais importantes guionistas brasileiros da actualidade, tendo escrito, entre outros, os argumentos da série “Cidade dos Homens” (2000-2005). A sua carreira cinematográfica, enquanto realizador, iniciou-se em 2002. No total, os seus filmes somam 130 prémios em festivais internacionais e brasileiros, entre eles, o Urso de Prata por “Ilha das Flores”, no Festival de Berlim, em 1990.

A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro decorre de 19 a 21 de Outubro, no Cinema São Jorge, por iniciativa da Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M.. Durante os três dias do evento, vão ser exibidos 11 filmes e realizadas duas mesas redondas, nas quais participam personalidades conhecidas do cinema brasileiro, com o objectivo de aproximar o cinema brasileiro contemporâneo do público português e da comunidade brasileira residente em Portugal.


2.ª Mostra de Cinema Brasileiro
19 de Outubro
Cinema São Jorge
Entrada: 3,50 €

Programa:
Dia 19 (dedicado ao trabalho de Jorge Furtado)
16h30 – “Houve uma vez dois Verões”
18h00 – “Meu tio matou um cara”
19h30 – “O Homem que copiava”

Sem comentários: