terça-feira, 25 de setembro de 2007

"O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão" em reposição


"O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão", da autoria de Eric-Emmanuel Schmitt, regressa aos palcos de Coimbra no espaço do Teatro Estúdio da Bonifrates (Casa Municipal da Cultura de Coimbra) de 27 de Setembro a 27 de Outubro.
Sessões às quintas e sábados às 21h30
Sessões para escolas às sextas-feiras nos dias 12, 19 e 26 de Outubro às 15h30
Com encenação, tradução e adaptação de dramaturgia de João Maria André, "O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão", classificado para maiores de 12 anos, é uma produção de Margarida Mendes Silva e TAGV, em parceria com a Camaleão-Associação Cultural.
Do elenco artístico fazem parte os actores Hélder Wasterlain e Rui Damasceno e ainda Helena Faria (assistência de encenação), Miguel Dominguez (cenografia, adereços de cena e design gráfico), Nuno Meira ( desenho de luz), João Lóio (música), Rita Carmo (fotografia), Andrea Inocêncio (figurinos e adereços), Cristina Leandro (movimento), Nuno Patinho e Bruno Santos (operadores técnicos) e Cláudia do Vale (assistente de produção e secretariado).
"O Senhor Ibrahim e as flores do Corão" é uma caixa de segredos. Como a loja do Senhor Ibrahim, o árabe que não é árabe e que vive na Rue Bleue ou como a cabeça e o coração de Momô, o menino judeu que preenche os dias, os sonhos e as insónias daquele velho muçulmano imigrante do Crescente Fértil. Por um lado, Muçulmanos e Judeus, e o cenário parece o do grande teatro da guerra; por outro lado, um velho e uma criança, e o palco é apenas uma caixa misteriosa em que se aprende a ternura, a vida e a morte, o perfume das flores que secaram dentro de um livro que é o Corão, mas que também podia ser a Bíblia ou a Thora."
Sobre "O Senhor Ibrahim e as flores do Corão", Eric-Emmanuel Schmitt afirma:
(...) Pareceu-me importante contar uma história feliz, uma história de fraternidade. O meu maior orgulho foi descobrir que, por exemplo, em Israel, os seguidores da paz, árabes, cristãos ou judeus, se servem do "O Senhor Ibrahim e as flores do Corão" para tentar espalhar os seus ideais, fazendo-o representar no mesmo Teatro alternadamente, uma noite na versão árabe, outra na versão hebraica ... (...)".

"O Senhor Ibrahim e as flores do Corão" é um projecto apoiado pelo Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio a Projecto Pontuais 2007 (Teatro) e conta com o especial apoio da Cooperativa Bonifrates.
Para mais Informações e reservas contactar com Cláudia do Vale239 781 462 /96 860 89 29/ 91 604 32 48

Sem comentários: