segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A MINHA MULHER no palco do TNDMII

A MINHA MULHER
NA SALA ESTÚDIO DO TEATRO NACIONAL D. MARIA II
19 SET - 14 OUT 3ª a SÁB 21H45 DOM 16H15

Prémio António José da Silva em cena no Teatro Nacional D. Maria II

Recorde-se que o Prémio de Dramaturgia António José da Silva, instituído pelo Teatro Nacional em colaboração com a Direcção Geral das Artes, a Funarte do Brasil e o Instituto Camões, prevê a distinção anual de um dramaturgo de língua portuguesa e destina-se a fomentar a proximidade cultural entre Portugal e o Brasil. O texto vencedor é montado por equipas criativas de ambos os países e fará carreira em Lisboa e no Brasil.
Solveig Nordlund encena, na Sala Estúdio, a peça vencedora da primeira edição do Prémio Luso-brasileiro António José da Silva, atribuído por unanimidade por um júri de ambos os países a um texto em que José Maria Vieira Mendes nos propõe uma reflexão sobre a família e o conflito de gerações. Num cenário assinado pelo cenógrafo brasileiro Ulisses Cohn - dominado por 7 toneladas de papel de jornal - move-se o elenco: Dinarte Branco, Isabel Muñoz Cardoso, Joana Bárcia, José Airosa e João Lagarto, vencedor do Globo de Ouro para Melhor Actor de Teatro e Prémio da Crítica na mesma categoria, ambos em 2006, pelo trabalho "Começar a Acabar", de Samuel Beckett.
Sinopse
Em "A Minha Mulher", uma família portuguesa passa férias na sua casa de praia como é hábito há anos. Sol, ócio, jogos eróticos entre o pai e a mãe, Nuno, o filho, e Laura, a sua mulher. O calor é insuportável, não há água no poço, os mosquitos invadem a casa. Noites intermináveis de discussões intermináveis e por baixo do tom irónico e espirituoso das conversas, há uma tremenda mordacidade e uma luta pelo poder. Chega, para passar férias com a família, Alexandre, um amigo de Nuno. Este amigo já lá esteve no verão anterior mas foi-se embora sem qualquer explicação. Por se ter apaixonado pela jovem esposa? Por ser casado? Agora acabou de se divorciar.
Ficha técnica
de José Maria Vieira Mendes
Co-produção TNDM II DGARTES FUNARTE
Parceria INSTITUTO CAMÕESPrémio António José da Silva
figurinos ANA PAULA ROCHA
música original PEDRO MARQUES
desenho de luz CARLOS GONÇALVES
assistência de encenação ALDA MOREIRA
COM
DINARTE BRANCO ISABEL MUÑOZ CARDOSO JOANA BÁRCIA
JOÃO LAGARTO JOSÉ AIROSA

Sem comentários: