quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Feira do Livro na Póvoa do Varzim



Poveirinhos pela graça de Deus é o mais recente livro de José de Azevedo.



O lançamento deste livro terá lugar na próxima Sexta-feira, dia 03 de Agosto, pelas 21h30, no Diana Bar e contará com a apresentação de José Carlos Vasconcelos.
José de Azevedo desde muito novo desenvolve intensa actividade na divulgação das coisas poveiras. Colabora no “Comércio da Póvoa”, “Ala Arriba”, “Mundo Desportivo”, “Gazeta dos Desportos” e “Jornal de Notícias”. De 1982 a 1990 é director de “A Voz da Póvoa”. Ocupa lugares directivos em algumas instituições e agremiações locais.
Como correspondente do “Jornal de Notícias” (1964 a 2006) foi convidado a escrever sobre a Póvoa piscatória, contando histórias sobre os homens do mar da Póvoa, seus usos e costumes. Da recolha desses textos foram publicados dois livros: ”Homens do Mar da Póvoa” (1973) e “A Póvoa de Varzim a Terra e o Mar” (1976), com prefácio do jornalista e escritor Viale Moutinho. Com as duas edições há muito esgotadas, a Câmara Municipal achou por bem reeditar em Março de 2001 um novo livro “Histórias do Mar da Póvoa”. Foi o primeiro volume da colecção “Linha do Horizonte”- Biblioteca Poveira, lançada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim .
Agora, volvidos seis anos, José de Azevedo aceitou mais um convite da Câmara Municipal e regressa com novas histórias da comunidade piscatória local, uma selecção de crónicas dispersas pelo semanário “O Comércio da Póvoa”, sob a rubrica “O Café da Guia”, e algumas outras guardadas no baú das recordações.

Um ensaio etnográfico e biográfico sobre os pescadores poveiros, seus usos e costumes, que intitula Poveirinhos pela Graça de Deus.
Este lançamento marca a abertura de mais uma edição da Feira do Livro, a decorrer no Largo do Passeio Alegre até 19 de Agosto.

Sem comentários: