quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Especial Diana na RTP








A RTP 1, por ocasião do 10º aniversário da morte da Princesa Diana, preparou um ciclo de programação dedicado à princesa do povo.


5ª Feira

21h00 - O ÚLTIMO DIA DE DIANA

Recordar Diana numa viagem através das suas últimas 24 horas
Marcando o aniversário da morte de Diana, este documentário, centra-se nos acontecimentos do ultimo dia da princesa, centrando-se sobretudo no papel da imprensa.

Este documentário, obra de uma equipa brilhante, narra a cronologia dos acontecimentos que rodearam a desastre em que Diana morreu. O filme recorre a imagens inéditas e fotografias tiradas nas últimas horas de vida, revelando a verdadeira história por trás das notícias. É revelador sobretudo do papel da imprensa nesses momentos antes do acidente. E mostra a história dessa relação entre imprensa e Diana.

O documentário conta com testemunhos de pessoas que privaram com Diana e que habitaram o seu mundo. Sobretudo interessantes os depoimentos dos responsáveis e editores de jornais e televisões.

Este documentário aborda questões ainda inexplicadas e revela alguns segredos, numa narrativa dos terríveis acontecimentos que culminaram com o desastre no túnel em Paris, nesse dia fatídico de Agosto de 97.
Duração: 60M


6ª feira

21h55 - DIANA: OS ÚLTIMOS DIAS DE UMA PRINCESA

Para assinalar o décimo aniversário da morte de Lady Di, um documentário poderoso e comovente!

Para assinalar o décimo aniversário da morte da princesa Diana no fatal acidente que chocou o mundo, um poderoso e comovente documentário que retrata a trágica história de um dos maiores ícones do século XX

Do seu noivado com o Príncipe de Gales em 1981 até a sua trágica morte num acidente de carro a 31 de Agosto de 1997 em Paris, Lady Di era a mulher mais famosa do mundo e uma das figuras mais marcantes do século XX: um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada pela sua dedicação à caridade e às causas humanitárias.

Para assinalar o décimo aniversário da morte da princesa Diana no fatal acidente que chocou o mundo, um poderoso e comovente documentário que retrata a trágica história de um dos maiores ícones do século XX

Um ano depois do divórcio do Príncipe de Gales, ela vivia a sua vida ao máximo na companhia de Dodi Al Fayed. Tinha finalmente ganho algum controlo na sua vida e boas perspectivas para o futuro. Porém tragicamente tudo acaba uma noite em Paris...

Um poderoso documentário que revela as últimas seis semanas da vida da princesa e que inclui algumas entrevistas chave que nos permite compreender a extraordinária e enigmática personalidade da "princesa do povo".

Duração: 50M x 2
Produção: Rebecca Hedderly
Realização: Richard Dale


Domingo

21h30 - MARIA ELISA ENTREVISTA TINA BROWN

Tina Brown, um depoimento revelador sobre a Princesa Diana, numa entrevista conduzida por Maria Elisa

Quando se assinalam dez anos da morte da princesa Diana, chega às livrarias a mais completa biografia desse ícone britânico, que mesmo uma década depois continua a atrair a atenção de todo o mundo: “The Diana Chronicles” desfaz mitos e lista os casos amorosos da princesa.

O livro foi escrito pela jornalista inglesa Tina Brown, que acompanhou em Londres a ascensão da princesa. E como editora das revistas “Vanity Fair” e “New Yorker”, nos EUA, observou bem de perto o auge da fama e a morte inesperada de Diana, tornando-se uma das pessoas que mais sabiam sobre a conhecida oficialmente como Princesa de Gales e vulgo Lady Di no coração do povo.

Maria Elisa entrevista Tina Brown, a autora do mais controverso livro sobre a vida de Diana, "The Diana Chronicles".


22h15 - A RAINHA

Um olhar sobre a forma como a Família Real britânica foi afectada e o que aconteceu nos bastidores do poder quando a tragédia bateu à porta, em 1997

A morte repentina da Princesa Diana deixou o mundo em choque em Agosto de 1997. Incapaz de compreender a reacção emocional do público britânico, a rainha Elizabeth II fecha-se com a família real no palácio Balmoral. O universo conservador da rainha de Inglaterra e da Família Real britânica entrou em colisão com um moderno e recém-eleito Primeiro-ministro, Tony Blair.

"The Queen", dirigido por Stephen Frears, foi vencedor do Óscar de Melhor Actriz.
Em Agosto de 1997 a morte da Princesa Diana chocou o mundo inteiro.
A princesa do povo, como mais tarde viria a ser chamada, foi vítima de um fatal acidente de viação em Paris provocado por uns paparazzi que buscavam a última foto sensação da tão mediática Lady Di.
A resposta da família real britânica ao trágico e inesperado acidente foi manter a privacidade das emoções e não tornar público o funeral e as condolências prestadas a Lady Di.

Em total contraste a esta posição conservadora e protectora tomada pela Rainha Isabel II (Helen Mirren), está a posição defendida por um então recém primeiro-ministro Tony Blair (Michael Sheen) que apelava a um funeral público onde o povo pudesse despedir-se da sua adorada princesa.


“The Queen” é um filme que segue as heranças britânicas de um gosto especial pelas biografias de figuras importantes, especialmente de monarcas que marcaram a história. No entanto, este filme não se trata de uma biografia da vida da Rainha Isabel II, mas sim de um episódio específico da vida da monarca que veio, de certa forma, pôr em causa o seu papel como governante.

O realizador Stephen Frears, que o ano passado nos brindou com o divertido “Mrs.Henderson Presents”, procurou completar as imagens ficcionais deste acontecimento com imagens reais e de arquivo, a fim de dar uma maior credibilidade ao filme.

“The Queen” é um filme composto por uma dicotomia: por um lado vemos a reacção contida e algo fria da família real em relação à morte da Lady Di, enquanto do outro lado vemos um povo emotivo a chorar a morte da sua princesa.
No meio encontramos um primeiro-ministro que procura ser o mediador entre os desejos afectuosos do povo britânico e uma Rainha que pretende resguardar os seus sentimentos mais íntimos e privados.
Helen Mirren foi galardoada no Festival de Veneza deste ano com o prémio de Melhor Actriz, prémio que não podia ter sido melhor entregue visto este ser um dos papéis femininos do ano.
A actriz conseguiu dar a Isabel II uma imagem não só de uma mulher forte que tenta a todo o custo manter o equilíbrio na sua família e nas relações com o seu povo, mas também uma mulher com sentimentos e extremamente humana (veja-se a cena em que a rainha vai ver o veado degolado).


Origem: Reino Unido / França / Itália – 2006
Duração: 97 minutos
Realização: Stephen Frears
Classific.: M/12
Com: Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell


2ª Feira

23h15 - DEBATE ESPECIAL: DIANA

Por ocasião do 10.º aniversário da morte da princesa, a RTP promove um debate, moderado por Maria Elisa

No 10.º aniversário da morte da princesa Diana, no fatal acidente que chocou o mundo, a RTP promove um Debate Especial, moderado por Maria Elisa.

Debate especial para analisar o que mudou na relação entre as figuras públicas e os meios de comunicação.
Haverá um antes e depois de Diana?

Sem comentários: