segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Arquivo Pitoresco - 150 anos depois História e Memória



ARQUIVO PITORESCO, 150 ANOS DEPOIS (1857-2007) - História & Memória

Conteúdos digitais, um Ciclo de Conferências e uma Mostra Bibliográfica e Documental fazem parte da amena digressão que a Hemeroteca Municipal de Lisboa se propõe fazer pelo Arquivo Pitoresco.

Semanário ilustrado de qualidade gráfica notável, o Arquivo Pitoresco publicou-se em Lisboa, entre 1857 e 1868, com o objectivo de “fomentar a nossa gravura em madeira, dar relevo à palavra e abrir campo em que as vistas curiosas espaireçam pelas criações de arte, da natureza ou da fantasia”.

Jornal de cariz literário, mas atento às inovações com incidência na vida quotidiana, teve uma boa aceitação em Portugal e no Brasil, e contou com a participação da nata da intelectualidade da época, reunindo, entre os seus redactores e colaboradores, nomes como António Feliciano de Castilho, Brito Aranha, Latino Coelho, Rebelo da Silva, Pinheiro Chagas, Júlio de Castilho e muitos outros. Dos desenhadores há a realçar a colaboração de Nogueira da Silva, Cristino da Silva e de Manuel Bordalo, pai de Rafael Bordalo Pinheiro.

150 anos depois, em pleno Agosto, esta proposta alternativa de leitura mantém todo o interesse e até actualidade: as horas ainda passam lânguidas, prolongando os dias e fazendo sobejar o tempo… Vagares que a Hemeroteca Municipal propõe para que o público espaireça, através da seguinte programação:

Visitando a Mostra Documental −Arquivo Pitoresco (1857-1868) - História & Memória, patente no átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa, que se manterá até 14 de Setembro.

Horário: segunda a sexta-feira, 11-18H.

Assistindo ao Ciclo de Conferências Arquivo Pitoresco, 150 ANOS DEPOIS (1858-2007), que decorrerá na Sala do Espelho, na Hemeroteca Municipal, às 18 horas, dos dias:

13/Set. −O "Arquivo Pitoresco" (1857-1868). Subsídios para sua história, por Eurico Dias (MNE/ID);

20/Set. −O "Arquivo Pitoresco" e a história da gravura em madeira, por Graça Afonso (CML/DBA).

Sem comentários: