terça-feira, 17 de julho de 2007

Visitas ao Panteão Nacional em Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra promove visitas à Igreja de Santa Cruz


Promover e valorizar o património local, com relevância no contexto histórico e sócio-cultural nacional e europeu, é um dos principais objectivos do Departamento de Cultura da Autarquia ao organizar, a partir da próxima Quarta-feira, 18, uma série de visitas ao Panteão Nacional, estatuto reconhecido à Igreja de Santa Cruz desde o dia 22 de Agosto de 2003.
As visitas, de periodicidade quinzenal, decorrem sempre às 16h00, sendo orientadas por uma Técnica Superior da Divisão de Acção Cultural do Departamento de Cultura da Autarquia.

A visita versará as seguintes temáticas:
_ Enquadramento legal do Panteão Nacional;
_ Importância que teve para Coimbra a Primeira Dinastia (de D. Afonso Henriques a D. Dinis);
_ Significado do Mosteiro de Santa Cruz enquanto centro cultural e religioso europeu;
_ Breve apontamento sobre Arte Tumular, com ênfase na exploração dos Túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, bem como a respectiva descrição heráldica e artística do monumento;
_ Abordagem a alguns momentos marcantes para a arte e história do edifício, da cidade e da Nação.

A adesão à iniciativa é gratuita e está aberta à população em geral.
A concretização das visitas está condicionada a um número mínimo de 6 participantes e a um limite máximo de 25, por visita.
As inscrições são feitas com base no preenchimento de uma ficha de inscrição, que está disponível na Casa Municipal da Cultura e outros espaços municipais (Edifício Chiado e Postos Municipais de Turismo), devendo ser remetida através do fax nº239702496 ou via e-mail para
cristina.leal@cm-coimbra.pt.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone nº239702630.

Sem comentários: