quarta-feira, 11 de julho de 2007

Pousada do Castelo de Óbidos- uma das 7 maravilhas de Portugal




Pousada de Óbidos eleita uma das
7 Maravilhas de Portugal



Nobreza, História, Natureza e Harmonia.
Esta é a Pousada do Castelo, em Óbidos.

A Pousada do Castelo, situada no Castelo de Óbidos, foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Inserida no interior das muralhas do século XII, em 1951 a Pousada de Óbidos foi a primeira Pousada de Portugal a ser construída num edifício histórico e é uma das mais belas jóias da arquitectura portuguesa.

Para os visitantes, a Pousada do Castelo proporciona uma experiência única de viver a História e a beleza natural de Portugal.

Elevada no interior das seculares muralhas que rodeiam a cidade de Óbidos, a Pousada do Castelo possui o estatuto de Monumento Nacional e é, actualmente, o único Monumento eleito ainda habitado.

Na Pousada do Castelo revivem-se os cenários e ambientes históricos.

O edifício, de cunho manuelino, possui nove quartos, entre os quais três suites com decoração medieval nas torres de D. Fernando e de D. Dinis.

A vista que a Pousada do Castelo proporciona é marcada, a oeste, pelo mar e a norte pelo vale verdejante. A gastronomia é também um dos tesouros da Pousada onde se destacam as Vieiras frescas com maçã e agrião e as famosas Trouxas de ovos.

O primitivo Paço, de estilo Manuelino, situado na ala norte do castelo, foi erguido por D. João de Noronha, Conde de Dijon e alcaide da vila, no início do século XVI.

No andar nobre, dominando o Paço, rasgam-se duas janelas Manuelinas e um portal de verga golpeada, ornado de troncos entrançados e rematado pelo escudo régio e pelo brasão dos Noronhas. O paço quinhentista foi criteriosamente recuperado após os efeitos do terramoto de 1755.

Óbidos, vila medieval, é também um importante património histórico, conhecida pelas pequenas casas de paredes brancas com listas azuladas, janelas floridas, ruelas e escadarias de belos empedrados.

Sem comentários: