segunda-feira, 25 de junho de 2007

Novo Programa na RTP N


OBRA DE ARTE - QUARTA-FEIRA, DIA 27, às 22h30



OBRA DE ARTE é o novo programa da RTPN, dedicado a obras de relevância pública (edifícios, pontes, viadutos, barragens, imóveis com valor histórico e patrimonial, etc.) e aos bastidores da respectiva construção.

Neste programa que é exibido semanalmente, às quartas-feiras, às 22h30, são abordadas as dificuldades e os desafios do processo construtivo, sempre numa perspectiva didáctica, e o mérito da “engenharia” na execução da “arquitectura” (aspecto quase sempre relegado para segundo plano), bem como a contextualização geral da obra.

Mais do que a história, o valor patrimonial ou a qualidade do desenho arquitectónico, ao programa OBRA DE ARTE interessa, sobretudo, o processo construtivo, de forma a que os espectadores encarem os edifícios e as obras emblemáticas numa outra perspectiva, diferente daquela que lhes é normalmente disponibilizada. Nessa medida, OBRA DE ARTE é um programa pioneiro na televisão portuguesa, diferente do que se tem feito até hoje nesta temática, e certamente inovador.

A diversidade temática é uma das características deste programa, como se depreende dos temas a abordar nas primeiras emissões, em que se destacam:
- As pontes em betão do Porto: o génio de Edgar Cardoso
- A pala do pavilhão de Portugal e a Gare do Oriente (Parque das Nações, Lisboa)
- Mosteiros da Batalha e de Alcobaça
- Os edifícios e os terramotos: o exemplo precursor da Baixa Pombalina
- Viver numa casa inteligente
- Linhas ferroviárias do Douro, Tua e Beira Alta
- Os edifícios mais altos do país
- Edifícios religiosos, grandes desafios para a engenharia
- Grandes obras de geotecnia
- Castelos e fortificações: a engenharia militar através dos tempos
- Os novos estádios de futebol: construção “versus” reconstrução
- A barragem do Alqueva

OBRA DE ARTE é produzido pela Ideias e Conteúdos, produtora que, na RTPN, assegura também, desde há 3 anos, o magazine semanal de vinhos A HORA DE BACO. Concebido e coordenado pelo jornalista Luís Costa, a produção executiva e reportagem de OBRA DE ARTE são asseguradas pelo também jornalista José João Santos. A captação de imagem e edição é da responsabilidade de Ricardo Garrido. O programa tem o apoio logístico e de pré-produção da Ordem dos Engenheiros – Secção Regional Norte.


Sem comentários: