domingo, 10 de junho de 2007

Coimbra regressou à Idade Média

Recordando tempos longínquos, Coimbra regressou ontem à Idade Média.Com o São Pedro a ajudar à festa, o largo da Sé Velha foi palco da 16ª Feira Medieval de Coimbra.
Logo pelas 09:00 realizou-se uma missa na Igreja da Sé Velha com canto gregoriano e polifonia medieval. No final da celebração, e já no largo, foi benzida e lida a carta da feira, acompanhada pelo toque de trompetas. Ao longo do dia animação cultural foi uma constante. Estiveram presentes vários grupos de teatro devidamente trajados à época assim como artesãos a trabalharem ao vivo, provenientes de diversas regiões.
Nesta recriação histórica podemos encontrar várias tendas alusivas a profissões que já foram extintas ou estão em vias de extinção fruto da evolução dos tempos, como o tabelião das notas, o ferrador ou o barbeiro, entre outras. As tendas das feiticeiras, das mezinhas caseiras, das vassouras de painço e como seria de esperar, os vários “restaurantes” com sardinhas, febras e enchidos assados na brasa mesmo ali à frente do cliente, sempre acompanhados de pão caseiro, foram das mais concorridas.
As assustadoras feiticeiras, o mendigo e profeta Basílius, o bobo da corte, o sacerdote, etc., são incontornáveis nestas feiras que também marcaram presença.
A organização do evento esteve a cargo do INATEL, da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação para o Desenvolvimento e Defesa da Alta de Coimbra.

Fotografias – Teresa Arsénio

Sem comentários: