quarta-feira, 27 de junho de 2007

Casa da Música com canções de Strauss


Elisabete Matos canta
“Cinco Últimas Canções” de Strauss


[ONP à Sexta]
Sexta, 15 de Junho
Orquestra Nacional do Porto
Christoph König direcção musical
Elisabete Matos soprano



A soprano Elisabete Matos canta, na Casa da Música, as últimas canções de Richard Strauss, numa versão apresentada pela primeira vez em Portugal e que resulta da revelação dos mais recentes estudos da obra do compositor.
Com direcção Musical de Christoph König, este concerto, inserido no ciclo ONP à Sexta, apresenta ainda as duas mais importantes correntes da música sinfónica: a da música pura na Sinfonia nº 7 de Beethoven, e da música programática de cariz literário em Vathek de Luís Freitas Branco.
Composto em 1919, com base no conto oriental de William Beckford, o poema sinfónico de Freitas Branco descreve os «Cinco palácios dos sentidos do califa Vathek». Com esta obra, que recorre a uma orquestra de grandes dimensões e a ousadas harmonias, o compositor terá quebrado o desfasamento de modernidade existente entre Portugal e os restantes países europeus.
Elisabete Matos, a mais aclamada soprano portuguesa, nasceu em Braga, onde estudou canto violino.

Ao ganhar uma bolsa da Fundação Gulbenkian, muda-se para Espanha, onde completou os estudos com os mais destacados mestres.

Após a sua estreia na Ópera de Hamburgo, integra, em 1997, a abertura do Teatro Real de Madrid, onde interpreta o papel de Marigaila, na estreia mundial da obra Las Divinas Palavras de Antón García Abril, com Plácido Domingo.

O tenor convida-a imediatamente a protagonizar Dolly, na nova produção de Sly, de Wolf-Ferrari, ao lado de José Carreras na Ópera de Washington.

Desde então, Elisabete Matos já interpretou os principais papéis nas mais célebres produções realizadas em vários pontos do Mundo.

Natural de Dresden, Christoph König estudou direcção coral e orquestral, bem como piano e canto.

Christoph König foi, entre 2003 e 2006, o Maestro Titular da Orquestra Sinfónica de Malmö e Maestro Convidado Principal da Orquestra Filarmónica de Gran Canaria.

Em ambas as orquestras dirigiu uma gama alargada de repertório, bem como ópera em concerto com a Orquestra Sinfónica de Malmö.
Convidado regularmente para dirigir várias orquestras europeias, Christoph König será também o maestro do concerto da Orquestra Nacional do Porto, na cerimónia de abertura da Presidência Portuguesa da União Europeia, dia 1 de Julho.

Programa

Parte I
Luís de Freitas Branco Vathek, poema sinfónico
Richard Strauss “Cinco Últimas Canções”

Parte II
L. van Beethoven Sinfonia nº 7

Sem comentários: