segunda-feira, 16 de abril de 2007

Música no Teatro de Gil Vicente

Dia 20 de Abril
21h30


Robert Fripp Soundscapes & The League of Crafty Guitarists


The League of Crafty Guitarists (LCG) é um ensemble de guitarras, que integra músicos de todo o mundo.
O número de integrantes varia entre 9 e 12 guitarristas.
Os espectáculos alternam entre os Soundscapes ("Paisagens Sonoras") de Fripp na guitarra eléctrica sintetizada através do seu actual "Solar Voyager System", as peças em ensemble de guitarra acústica dos The LCG, e Fripp & The LCG juntos em palco.
O repertório dos The LCG evolui constantemente e está aberto a todos os estilos. A música mantém-se fiel a um conceito comum e inclui uma ampla variedade de composições originais para além de adaptações de peças de King Crimson, The Beatles, Fripp, California Guitar Trio, Bela Bartok e Astor Piazzolla.
The LCG foi fundado em 1986 e desde então tem apresentado o seu trabalho em frente a fervorosas audiências Americanas e Europeias.
As guitarras de Fripp & The LCG estão afinadas na Nova Afinação Standard (NST: New Standard Tuning) que estende o campo sónico da afinação tradicional do instrumento.
Uma parte destacada e característica do repertório são as composições improvisadas e/ou escritas, conhecidas como Circulações, onde os guitarristas vão passando notas uns aos outros que vão sendo tecidas e manipuladas pelo conjunto do Ensemble e que se combinam com os Soundscapes de Fripp.

Robert Fripp

É um dos génios maiores da música, um dos nomes incontornáveis da história do progressivo.
Ao longo de quatro décadas, como senhor quase absoluto da produção criativa dos lendários King Crimson ou como mestre de um número infindável de músicos e criadores, Robert Fripp tornou-se uma autêntica lenda viva.
"In The Court Of The Crimson King" (1969), o álbum de estreia dos King Crimson, é considerado pedra basilar de toda uma abordagem estética e artística que se lhe seguiu.
O magistral uso dos instrumentos (o mellotron, a flauta, a guitarra), a capacidade lírica e de composição, a força visionária da música, cedo revelaram o génio por detrás da obra.
Com o passar dos anos e das sucessivas encarnações do projecto, Fripp foi-se revelando um dos homens da música à frente do seu tempo.
Progressivos na verdadeira essência da palavra, os King Crimson nunca pararam a admirar a obra feita.
Fripp é um insatisfeito, um perfeccionista e um explorador das possibilidades sónicas.
Criador do famoso "Frippertronics", uma tecnologia que permite retirar todos os sons possíveis e imaginários de uma simples guitarra eléctrica, Robert Fripp é ainda hoje um experimentador, construindo em cada "performance" paisagens sonoras únicas, a que chama sugestivamente "soundscapes". (Jorge Costa)
Esta tournée em Portugal, que inclui uma série de três concertos, marca também o regresso de Robert Fripp a Portugal, depois de uma passagem fugaz, com os King Crimson, no início dos anos 80.

Ficha artística:

Músicos Robert Fripp (Soundscapes), Hernan Nunez (Director LCG), Mariana Scaravilli (LCG), Ignacio Furones (LCG), Leonardo Requejo (LCG), Fumihito Hatano (LCG), Shinkuro Matsuura (LCG), Daniel Arias (LCG), Martin De Aguirre (LCG), Jacopo Bertacco (LCG) e Luciano Pietrafesa (LCG)

Organização TAGV, no âmbito da programação «TAGV Grandes Concertos»

Sem comentários: