quarta-feira, 7 de maio de 2008

Space Ensemble no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre




O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre apresenta:

Sex. e Sab. 9 e 10 de Maio – Space Ensemble
Pequeno Auditório – Filme / Concerto
Inicio 22.00h

Os Space Ensemble já se apresentaram em diversos festivais com espectáculos de música improvisada, entre os quais o prestigiante Festival de Paredes de Coura, e durante os últimos anos têm apresentado o filme-concerto "As Aventuras do Príncipe Achmed", em algumas das mais conceituadas salas nacionais, como a Casa da Música no Porto, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e os Claustros da Biblioteca Municipal, em Portalegre.

O filme/concerto a apresentar no CAEP conta também com a projecção do filme “Kino Eye”, de Dziga Vertov.

09 de Maio – 22.00h
Space Ensemble: Filme/Concerto: As Aventuras do Príncipe Achmed

As Aventuras do Príncipe Achmed
Realizadora: Lotte Reiniger

As Aventuras do Príncipe Achmed, primeira longa-metragem de animação europeia, tal como o resto da obra cinematográfica de Reiniger, é um jogo simples de luzes e sombras, um conceito surgido e popularizado na China, de onde são oriundas as famosas caixas de sombras. As figuras do filme, repleto de batalhas, comédia, romance, magia e confrontos com pequenos demónios, foram recortadas e manipuladas à luz da câmara pela realizadora.


10 de Maio – 22.00h
Space Ensemble: Filme/Concerto: Kino Eye

Kino Eye
Realizador: Dziga Vertov

Neste novo projecto, o Space Ensemble musica o filme Kino-Eye, que foi apresentado pelo próprio Dziga Vertog como sendo o primeiro projecto cinematográfico não ficcional, sem guião nem actores, e realizado fora de estúdio e sem cenários.
Nos anos 20 do século passado, Dziga Vertov procurou criar uma linguagem de cinema absoluta e verdadeiramente internacional, baseada no seu total afastamento da linguagem do teatro e da literatura, através de filmes que eram uma experiência de comunicação cinematográfica dos acontecimentos reais.

Músicos participantes

José Miguel Pinto: guitarra, clarinete, theremin
Eleonor Picas: harpa
João Tiago: percussão/bateria
Nuno Ferros: electrónica
Henrique Fernandes: contrabaixo
Sérgio Bastos: piano
João Martins: sax, contra-tear
Ana Costa: flauta transversal

Sem comentários: