quinta-feira, 15 de maio de 2008

Recitais do Conservatório em Braga



Quarteto de Cordas, Orquestra e Quinteto de Sopros do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian

RECITAIS DO CONSERVATÓRIO

15 (19h00), 25 (11h00) e 29 (19h00) de Maio




A par dos já habituais “Sons do Conservatório” (25, 11h00), este mês protagonizados pela sua Orquestra de Sopros, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian leva ainda ao palco do Theatro Circo dois recitais de música de câmara, apresentados no salão nobre pelo Quarteto de Cordas e pelo Quinteto de Sopros, acontecendo o primeiro já hoje (15 de Maio, 19h00) e o segundo a 29 de Maio (19h00).

Designado “Sons do Conservatório”, este programa – que resulta de uma parceria entre o Pelouro Municipal da Cultura, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e o próprio Theatro Circo – dá mais uma vez cumprimento aos objectivos deste complexo cultural: fomentar e induzir a produção e co-produção de conteúdos culturais de iniciativa local e regional.

Com direcção musical do maestro Nelson Braga, o concerto didáctico tem como intérpretes os alunos deste estabelecimento de ensino integrados nos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade.

Realçando a importância da participação de alunos muito jovens, «aspecto inédito em todo o país», Carlos Meireles, vice-presidente do Conselho Executivo do Conservatório de Braga salienta igualmente o resultado positivo que estes concertos têm vindo a proporcionar, constituindo «uma forma privilegiada de mostrar à cidade as actividades da instituição».

Para além de dar a conhecer à comunidade o trabalho efectuado nesta escola de artes musicais, o concerto didáctico, composto pela apresentação e interpretação das obras musicais, tem como objectivo a maior familiarização do público com os instrumentos que compõem a orquestra de sopros e a sua sensibilização para a música orquestral.


RECITAIS NO SALÃO NOBRE

Violinos, viola-d’arco e violoncelo são os instrumentos que no concerto de hoje dão som a obras de compositores como W. A. Mozart, L. Van Beethoven e A. Dvorák, interpretadas pelo Quarteto de Cordas da Classe de Música de Câmara de Emanuel André Melo.

O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian regressa ainda em Maio (29, 19h00) ao salão nobre do Theatro Circo com um recital de música de câmara, desta vez interpretado pelo Quinteto de Sopros da Classe de Música de Câmara de António Silva, durante o qual os espectadores podem assistir à interpretação, em trompete, trompa, trombone e tuba, de composições de G. Haendel, J. S. Bach, G. Bizet e H. Mancini, entre outros.


Sem comentários: