Quarenta anos depois do Maio de 68
MAIO DE 68 FOI HÁ QUARENTA ANOS
Maio de 68, 40 anos depois: os acontecimentos, os protagonistas, a realidade e a ficção 40 anos passados sobre o Maio de 68, a RTP2 marca a sua emissão com vários separadores de canal associados ao tema.
E em todas as sextas-feiras do mês de Maio é emitido, às 22:40h, um documentário sobre este período marcado pela movimentação estudantil ocorrida em Paris em 1968.
6ª Feira, dia 2 de Maio às 23:40h GERAÇÃO 68 – “GÉNÉRATIONS 68”
Simon Brook relembra como o ano de 68 mudou o comportamento de toda sociedade ocidental... Nos finais dos anos 60, uma revolução varreu o mundo.
Greves estudantis abalaram a Europa e a América Latina.
O envolvimento político e social contaminou a música, o cinema, o teatro e as artes plásticas, rompendo as barreiras dos estilos até então consagrados.
O comportamento sexual derrubou tabus.
O figurino acompanhou as mudanças, com a invenção da mini-saia por Mary Quant. Enquanto os hippies proclamavam o império da paz e do amor livre, entretanto, a Guerra do Vietname continuava ceifando vidas.
O dramaturgo e ex-presidente, Vaclav Havel, o cineasta Milos Forman, o artista Ed Ruscha, o fotógrafo William Klein, o actor Dennis Hopper, o director de teatro Peter Brook e outros, contam como foi viver aquele período único e inesquecível.
Sem comentários:
Enviar um comentário