Maria de Barros na Casa do Artista
CASA DO ARTISTA
TEATRO ARMANDO CORTEZ
“ Cabo Verde faz parte de mim desde que nasci,
está no meu sangue, coração, alma e música”
Nascida em Dacar capital do Senegal, Maria de Barros assume-se cabo-verdiana desde muito jovem.
Filha de pais naturais da Ilha Brava viveu a sua adolescência na Mauritânia e fez-se mulher nos Estados Unidos da América (Providence).
Desde sempre sonhou ser cantora, e o ritmo e som dos discos de Bana, Djosinha e Voz de Cabo Verde sempre a acompanharam.
A sua carreira a solo apenas começa em 2003 com o lançamento do primeiro CD – Nhã Mundo – muito por culpa de Cesária Évora sua madrinha que sempre a encorajou a gravar.
Dois anos após a edição deste primeiro trabalho, é eleita personalidade World Music (2004), pela revista afro americana Essence.
Algum tempo depois é editado “Dança Ma Mi”, e estes dois CDS cheios de cabo verdianismo, nas palavras de consagrados como Ramiro Mendes, Kalu Monteiro, Djim Djob, Danny Carvalho, Ano Nobo e Paulino Vieira, nos ritmos da morna, coladeira, funaná e no crioulo com sabor de Djabrava de Maria de Barros apaixonaram a imprensa americana que lhe dedicou inúmeros artigos e varias capas de revista.
Em Maio de 2006, em Los Angeles, cidade onde reside, Maria de Barros recebeu o prémio Miriam Makeba de Excelência Musical.
A Beat Jazz Television (canal norte-americano) convida-a a ser a apresentadora do programa ”Soul Of África”, transmitido a partir dos Estados Unidos da América para milhões de espectadores à volta do mundo, dando a conhecer a cultura, os povos e a música de África.
Em Janeiro deste ano recebeu o mais alto prémio dado pelo governo de Cabo Verde a um artista.
O Certificado de Mérito e Cultura, pela sua contribuição para a cultura e música de Cabo Verde.
Diz quem a ouviu, que são os sabores, o sol, os aromas, os sons, o mar e as cores de Cabo Verde que o mundo aprecia na doce voz de Maria de Barros, que assim ultrapassa fronteiras e barreiras linguísticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário