quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Medium, III Temporada, no AXN



O AXN estreia na segunda 3 de Setembro às 21h30 a 3ª temporada de Medium.

Protagonizada por Patricia Arquette, vencedora de um Emmy para Melhor Actriz em 2005 e nomeada novamente este ano pelo mesmo papel. A série foi criada e produzida por Glen Gordon Caron (Modelo e Detective). Patricia Arquette foi escolhida por diversos realizadores, em trabalhos anteriores, para interpretar papéis sobre alguém com poderes paranormais, como Pesadelo em Elm Street 3 (1987) ou Estigma (1999).

Segundo declarações suas à revista “Dreamwatch”: “Não sei o que vêem os realizadores que os faça escolherem-me para este tipo de papéis. Sempre me interessei por cinema de terror mas não creio ter encontrado expressamente nos papéis em trabalhos anteriores uma personagem como esta. Existem muitos aspectos da personalidade de Allison que se assemelham a mim, mas há outros que são muito diferentes.”

Jake Weber, no papel de Joe Dubois, foi considerado pela imprensa como o marido ideal. Não só contribui activamente para a educação das três filhas, como acompanha o seu trabalho como cientista, além de ser muito compreensivo com o facto da sua mulher ser médium e de poder comunicar com mortos, ainda que lhe seja muito difícil entender na sua perspectiva. Na opinião de Weber “os guionistas conseguiram que o espectador se interesse não só pela parte doméstica e familiar da série como pelo lado mais paranormal. Na verdade, em todas as casas, por muito amor e boa vontade que exista, sempre surge algum conflito.”

Nesta nova temporada veremos também um episódio dirigido por um dos irmãos de Patricia, David Arquette, na sua estreia como realizador, num episódio acerca do irmão mais novo de Allison, e assistiremos também à intervenção, enquanto “estrelas” convidadas, de outros dois irmãos da actriz, Thomas e Richmond Arquette.

Allison Dubois, uma dona-de-casa com trinta e tal anos, mãe de três filhas, com poderes paranormais que lhe permitem escutar e ver os mortos, continua com o seu trabalho como ajudante do Procurador. Graças às suas visões muito particulares, continua a colaborar com o Gabinete do Procurador para a resolução de crimes violentos, o que lhe permite canalizar e utilizar o que vê nos seus “sonhos” numa causa útil e proveitosa.

A 3ª temporada começa com um episódio duplo no qual o marido de Patricia na vida real, Thomas Jane, aparece como o fantasma de um ex-noivo de Allison, que vai competir, ainda que sem êxito, com Joe para reconquistar o carinho de Allison. Segundo a própria Patricia, “o Joe não deveria preocupar-se. A Allison é louca por ele, mas a menos que alguém se case aos doze anos toda a gente tem um passado no qual se aprende como amar os outros até darmos com a nossa cara-metade.”

A jovem actriz Sofia Vassileva, no papel de Ariel Dubois, a filha mais velha de Joe e Allison, partilha com a irmã Bridgette alguns dos poderes da mãe e terá um papel mais relevante nesta nova temporada.

Estreia: Segunda 3 de Setembro às 21h30 (episódio duplo)
Emissão: Segundas às 21h30

Título original: Medium
Ano de produção: 2006
País de produção: EUA
Género: drama, investigação
Duração: 60 minutos
Realizador: vários
Intérpretes: Patricia Arquette, Jake Weber, Miguel Sandoval






O AXN emite através da TV Cabo, Cabovisão, TVTEL,
AR Telecom, CLIX SmarTV, Meo, DStv (Angola e Moçambique), Vodafone e TMN

Jornada Europeia da Cultura Judaica


terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sessão de autógrafos no Colombo

Worten do Colombo recebe
"Chiquitita" para sessão de autógrafos
Foi com o aplauso incontido de centenas de crianças que Marta Fernandes, a Madalena/ Lili da série Chiquititas foi recebida na Worten do Colombo.
Vinha acompanhada das crianças que com ela contracenam na série exibida na Televisão e que tanto sucesso tem alcançado.
O evento coincidiu com a data oficial de lançamento do CD da banda sonora, e a promessa de um autógrafo dos artistas intervenientes encheu a sala da Worten, que se tornou pequena para tanta criança.
Marta Fernandes veste a pele de Madalena, uma empresária de sucesso,que procura o filho de quem foi separada há oito anos.
Para o encontrar Madalena encarna outra personagem,Lili, uma espécie de outra Madalena, só que bem mais divertida, louca e maravilhosa.
Segundo Marta Fernandes disse ao hardmusica.com este trabalho tem sido excelente e agrada-lhe sobremaneira. Foi para ela uma agradável surpresa o acolhimento por parte das crianças e não só, ainda mais perante a " multidão" que a aclamava na Worten.
E esta loucura é sustentada por uma banda sonora animada e divertida da autoria de Miguel
Dias.
Lili e as crianças deram muitos autógrafos certamente pois a sessão arrastou-se até perto das 22horas.

Braga apresenta Teatro Romano



A Câmara Municipal de Braga e a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho tornam públicos amanhã (quarta-feira, 29 de Agosto) os «importantes resultados» das escavações feitas no Teatro Romano de Braga, localizado na Colina da Cividade e contíguo ao Núcleo Arqueológico das Termas Romanas, já musealizado.



A apresentação dos estudos desenvolvidos neste sítio arqueológico – em que participam o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, e a Presidente da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Manuela Martins – acontece às 11h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se-lhe uma visita guiada às ruínas em referência.

Recorde-se que, em 1999, quando se procedia à definição do limite da palestra das Termas Romanas do Alto da Cividade, foram identificadas estruturas reveladoras da existência de um teatro anexo ao edifício termal, descoberta acidental de imediato considerada «extraordinária, pois representava o segundo teatro romano arqueologicamente identificado em território português, sendo o primeiro conhecido em todo o noroeste da Península Ibérica».

A circunstância do edifício se localizar em terrenos protegidos da área arqueológica de Braga, propriedade do Município, permitiu a imediata realização de escavações, tendo em vista a identificação de outros elementos estruturais totalmente soterrados.

Entre 2000 e 2003 foram, assim, realizadas várias sondagens que mostraram a conservação do muro perimetral do teatro, o que permitiu estimar que se estava perante um edifício com cerca de 80 metros de diâmetro.
A dimensão do monumento, bem como as suas previsíveis características, implicavam, todavia, a realização de escavações amplas, que careciam de financiamento, obtido através do “Projecto de Estudo Preliminar do Teatro Romano de Bracara Augusta”, da responsabilidade da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

O projecto – que pretendia identificar as diferentes partes estruturais deste tipo de edifícios de espectáculo e avaliar do seu estado de conservação – desenvolveu-se entre 2004 e a actualidade, financiado pelo ex-Instituto Português de Arqueologia, no âmbito do Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos, registando o apoio da Câmara Municipal de Braga, que assegurou a remoção mecânica de largas toneladas de sedimentos, tarefa fundamental no desenrolar dos trabalhos.
De acordo com Manuela Martins, os resultados das escavações programadas, que se concluem com a campanha de trabalhos deste ano, em fase terminal, transcenderam largamente todas as expectativas: «a ampla área que foi possível escavar e o considerável número de elementos arquitectónicos e decorativos identificados possibilitaram a interpretação das diferentes partes orgânicas do teatro e a elaboração de uma primeira proposta de restituição arquitectónica do edifício».
Por outro lado – adianta a catedrática da Universidade do Minho –, a parte já descoberta revelou o bom estado de conservação do monumento, facto que permite considerar, desde já, o grande interesse da sua escavação integral, condição prévia para uma futura valorização e aproveitamento do espaço.
«Braga passa, assim, a dispor de um monumento arqueológico de grande valor patrimonial, verdadeiramente emblemático da sua origem romana, que representa uma importante mais valia para a cidade e para a sua história; de facto, a presença de um teatro em Braga reflecte a importância de Bracara Augusta no contexto das cidades romanas peninsulares, facto que terá justificado a sua promoção a capital da província da Galécia nos finais do século III», enfatiza Manuela Martins.
Para esta especialista, sendo a segunda cidade portuguesa a possuir um teatro romano, parcialmente escavado, Braga não tem, por exemplo, os problemas que condicionam o estudo do teatro de Lisboa: «pelo contrário, o teatro bracarense encontra-se integrado numa área protegida e classificada da Colina do Alto da Cividade, onde se podem já visitar as termas públicas romanas».
Neste contexto – defende Manuela Martins – a escavação integral do teatro está apenas dependente do interesse que as instituições públicas possam vir a demonstrar pela formalização de um novo projecto integrado, que contemple, agora, o seu estudo, restauro e adequação do espaço para utilização cultural, à semelhança do que vem acontecendo em quase todos os teatros descobertos da Antiguidade.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Raquel Tavares actua no Estoril

Mais um concerto de Raquel Tavares, mais um grande espectáculo de fado! Depois de ter esgotado a Praça da Casa da Música, há duas semanas, no âmbito do ciclo "Um Porto de Fado", a jovem fadista proporcionou um momento único no Eurocultured Festival, em Dublin, onde, sob condições meteorológicas adversas (chovia copiosamente e estavam apenas 8º!), conseguiu reunir uma enorme plateia ávida de a ouvir cantar fado.

Na próxima 6ª feira, dia 31 de Agosto, é a vez do Estoril comprovar o enorme talento de Raquel Tavares, quando a "Revelação Feminina 2006" subir ao palco montado no recinto em frente ao Centro de Congressos do Estoril, a partir das 22h, no contexto da 44ª Feira de Artesanato do Estoril.

Em Setembro, há mais fado de Raquel Tavares. Primeiro, dia 1, na 4ª edição do "Guitares au Palais", em Perpignan, França, evento que decorre no Palais des Rois de Majorque e, depois, novamente em terras lusas, na 31ª Festa do Avante. A fadista sobe ao palco montado na Atalaia, Seixal, no primeiro dia do evento, 7 de Setembro, numa "Noite de Fados" que também vai chamar ao palco Aldina Duarte, Ricardo Parreira e Fernando Alvim.

E depois de Itália, Espanha, Irlanda e França, países visitados este ano por Raquel Tavares no seguimento da edição do seu álbum de estreia homónimo, chegou a vez da fadista se apresentar pela primeira vez em público em terras de sua majestade! E que melhor maneira do que abrir as hostes da edição deste ano do "Atlantic Waves" ao lado de Beatriz da Conceição, Maria da Fé, Mafalda Arnauth, Ana Moura e Joana Amendoeira! O concerto realiza-se dia 1 de Novembro e no Queen Elizabeth Hall, numa noite dedicada às "Grandes Divas do Fado".

"RAQUEL TAVARES"
CD já à venda!



Fenómeno musical na internet


António Raposo e o seu tema de apresentação "A máscara" estão a começar a fazer furor na internet. Pouco se sabe sobre este cantor mas que vai dar muito que falar, isso já é uma certeza. Algumas das páginas pessoais do cantor são as mais vistas de cantores portugueses, mesmo entre os consagrados, sendo as páginas nos conhecidos sites: Hi5 e Myspace as mais consultadas, e consequentemente o tema "A máscara" o mais ouvido, com cerca de 400 audições diárias, um verdadeiro fenómeno. A derradeira pergunta é: Como é possível as editoras discográficas portuguesas ainda não terem descoberto este cantor, provavelmente, e vendo pelos convites para participar em projectos estrangeiros as editoras portuguesas estarão á espera que o cantor assine por uma editora estrangeira.


Links de várias páginas do cantor:

http://antonioraposo.hi5.com

www.myspace.com/antonioraposo


Vitorino actua no Estoril

Vitorino interpreta “Tudo”

em concerto no Casino Estoril

A música popular portuguesa estará em evidência no regresso de Vitorino ao Du Arte Lounge, no próximo dia 30 de Agosto, pelas 23 e 30. Inspirado nos melhores temas da sua carreira, reunidos, aliás, no álbum “Tudo”, o intérprete alentejano protagoniza mais uma etapa do ciclo de Grandes Concertos do Casino Estoril.

Com um repertório preenchido por registos que inovaram, em determinados momentos, o nosso meio musical, Vitorino lançou, no ano passado, “Tudo”. Nesta colectânea de três discos temáticos, dedicados ao Alentejo, a Lisboa e ao Amor, Vitorino reuniu cerca de meia centena de composições, entre as quais se destacam “Menina Estás à Janela”, “Leitaria Garret”, “Laurinda”, “Ó Rama, ó que Linda Rama”, “Queda do Império” ou “Fado Alexandrino”.

Mas outros clássicos ocupam um lugar de destaque no seu percurso musical, nomeadamente, “Zé do Telhado”, “Cantigas de Maio”, “Guerrilha”, “Corto Maltese”, “Traz Outro Amigo”, “Senhor Arcanjo”, “Tinta Verde” ou “Tango do Marido Infiel”.

Aliás, como observa Vitorino, “Tudo” assinalou um marco importante na sua carreira. “Trinta anos a cantar sem parar é um feito em Portugal”, acrescentando, “Tudo” é a festa, é a comemoração e o recordar de um tempo que, ainda, é bom”.

Em concerto, Vitorino privilegia, por vezes, canções do último álbum de originais, intitulado “Ninguém nos Ganha aos Matraquilhos”. Gravado em 2005, este trabalho evoca “um olhar romântico e nostálgico sobre um fenómeno quase obsessivo na sociedade portuguesa: o Futebol. “Fado do Jogador da Bola” ou “Futebolista Reformado” são, apenas, alguns dos temas conhecidos.

Natural do Redondo, Vitorino editou o primeiro disco “Semear Salsa ao Reguinho”, em 1975. Desde então, distinguiu-se sempre na redefinição de padrões estéticos da música portuguesa, revelando uma invulgar sensibilidade musical.

Em digressão pelo país, Vitorino apresenta-se, agora, no Casino Estoril. Sobre as suas anteriores actuações no Du Arte Lounge, o artista lembra que “o público gosta de reconhecer os temas e, até, de participar activamente”.

A animação no Du Arte Lounge será assegurada, a partir das 21 horas, com a participação de vários grupos musicais. Recorde-se que, por imperativo legal, o acesso aos espaços do Casino Estoril é reservado a maiores de 18 anos.

Fonzie com tema polémico

"SHOUT IT OUT" - o single


"Shout it out" foi o tema escolhido para dar continuidade ao novíssimo trabalho dos Fonzie e para dar seguimento ao sucesso do primeiro single, "Crashin' down".

"Shout it out", além de dar nome ao último álbum dos Fonzie, apresenta-se no alinhamento do mesmo em duas versões, sendo a segunda mais longa, onde os Fonzie pretendem mostrar as raízes musicais dos elementos da banda com uma excelente homenagem ao metal. Esta extended version já pode ser ouvida no myspace da banda em www.myspace.com/fonzie.

___________________________________________________________________________________________________________________________

"SHOUT IT OUT" - o vídeo


Como é sabido, grande parte do público dos Fonzie está situado numa faixa etária bastante jovem e facilmente influenciável. Tendo esta consciência, os Fonzie lançam-se num desafio extremamente difícil, mas bastante importante.

O tema “Shout It Out” foi, assim, o single escolhido para dar voz a uma "campanha de sensibilização e consciencialização" que os Fonzie se propõem fazer. Esta campanha tem como objectivo alertar os jovens para os perigos inerentes ao uso e consumo de drogas, particularmente as consideradas duras ou pesadas.

O vídeo (em fase de edição) propõe-se mostrar as consequências que o consumo destas substâncias pode provocar. Todo o ambiente utilizado foi cuidadosamente preparado e algumas das imagens utilizadas são bastante cruas e duras, precisamente com o propósito de chocar, na tentativa de (também) ajudar a dissuadir quem queira experimentar…

Os Fonzie deixam, deste modo, uma mensagem para todos os jovens que, pelos mais variados caminhos, acabam nesse mundo negro onde não existem etnias nem classes sociais, e onde por vezes só a fé de cada um prevalece...


"What's so wrong, who's to blame

We live by consequences, and I'm ready to fight

What's so wrong, who's to blame

Conflict of circumstances, but I won't lose my faith"


A produção, realização, interpretação e edição do vídeo está a cargo da própria banda e tem estreia prevista para o início de Setembro.

Entretanto, já podem ser vistas algumas das fotos dos dias de filmagem no site oficial da banda em www.fonzietime.com.

___________________________________________________________________________________________________________________________

Próximos concertos:

- Dia 14 de Agosto - Praia da Calheta, Madeira, 18h, gratuito, no âmbito do "Antena3OnTour 2007"

- Dia 24 de Agosto - Palco Carlos Paredes, Corroios, 22h, gratuito, 3ª edição do "Kick off the rock fest" (com DaPunkSportif e The Vicious Five), no âmbito das Festas Populares de Corroios

- Dia 25 de Agosto - Aljezur, 22h, com Primitive Reason

www.fonzietime.com

www.myspace.com/fonzie

Xutos & Pontapés na Torre de Belém

EGEAC APRESENTA

Concertos de entrada livre | Xutos & Pontapés

Jardins da Torre de Belém [ 2 de Setembro | 22h00 ]

Concerto de entrada livre

Xutos & Pontapés nos Jardins da Torre de Belém

Os Xutos e Pontapés vão dar um concerto, ao vivo, nos Jardins da Torre de Belém, dia 2 de Setembro, às 22h00. Com entrada gratuita, o espectáculo é produzido pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

A banda sobe ao palco, num registo pouco habitual, acompanhada por uma orquestra de metais, dirigida pelo Maestro Pedro Moreira. O público vai ter a oportunidade de ouvir 20 dos mais conhecidos temas, entre eles, “Maria”, “O Homem do Leme”, “Remar, Remar”, “À Minha Maneira” ou “Ai se Ele Cai”, este último retirado recente álbum “O Mundo ao Contrário” (2005).

Arquivo Pitoresco - 150 anos depois História e Memória



ARQUIVO PITORESCO, 150 ANOS DEPOIS (1857-2007) - História & Memória

Conteúdos digitais, um Ciclo de Conferências e uma Mostra Bibliográfica e Documental fazem parte da amena digressão que a Hemeroteca Municipal de Lisboa se propõe fazer pelo Arquivo Pitoresco.

Semanário ilustrado de qualidade gráfica notável, o Arquivo Pitoresco publicou-se em Lisboa, entre 1857 e 1868, com o objectivo de “fomentar a nossa gravura em madeira, dar relevo à palavra e abrir campo em que as vistas curiosas espaireçam pelas criações de arte, da natureza ou da fantasia”.

Jornal de cariz literário, mas atento às inovações com incidência na vida quotidiana, teve uma boa aceitação em Portugal e no Brasil, e contou com a participação da nata da intelectualidade da época, reunindo, entre os seus redactores e colaboradores, nomes como António Feliciano de Castilho, Brito Aranha, Latino Coelho, Rebelo da Silva, Pinheiro Chagas, Júlio de Castilho e muitos outros. Dos desenhadores há a realçar a colaboração de Nogueira da Silva, Cristino da Silva e de Manuel Bordalo, pai de Rafael Bordalo Pinheiro.

150 anos depois, em pleno Agosto, esta proposta alternativa de leitura mantém todo o interesse e até actualidade: as horas ainda passam lânguidas, prolongando os dias e fazendo sobejar o tempo… Vagares que a Hemeroteca Municipal propõe para que o público espaireça, através da seguinte programação:

Visitando a Mostra Documental −Arquivo Pitoresco (1857-1868) - História & Memória, patente no átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa, que se manterá até 14 de Setembro.

Horário: segunda a sexta-feira, 11-18H.

Assistindo ao Ciclo de Conferências Arquivo Pitoresco, 150 ANOS DEPOIS (1858-2007), que decorrerá na Sala do Espelho, na Hemeroteca Municipal, às 18 horas, dos dias:

13/Set. −O "Arquivo Pitoresco" (1857-1868). Subsídios para sua história, por Eurico Dias (MNE/ID);

20/Set. −O "Arquivo Pitoresco" e a história da gravura em madeira, por Graça Afonso (CML/DBA).

Trovante ao vivo

TROVANTE

Uma Noite Só- Ao vivo no Pavilhão Atlãntico DVD

Os Trovante na noite de 12 de Maio de 1999 protagonizaram um dos melhores espectáculos de que o Pavilhão Atlântico assistiu na sua história. Sob o alto patrocínio do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, e perante 17.000 espectadores num pavilhão a abarrotar pelas costuras, os elementos dos Trovante reencontraram-se em cima de um palco para uma noite mágica e irrepetível.

Este espectáculo foi pretexto para uma passagem por todos os grandes êxitos da banda que ficaram registados no multi-platinado disco “Uma noite Só”. Agora é a vez da edição do DVD que regista os mais momentos mais altos dessa noite. Uma recolha incrível de imagens feita ao mínimo detalhe do ambiente vivido nesse espectáculo.

Cinema Açoriano na Horta


http://www.faial.tk Mil imagens numa noite junto da Taberna, na baia de Porto Pim.
Hoje, para além do video "Rua das Angústias" de Mário Aguiar da Silva e Armando Valente, serão projectados "Espelho da Alma" (1996) e "Peregrinação" (1998) em 16 mm e "Ciclope" (2005) em Super 8, de Jaime Ribeiro.
Esta noite conta com a cumplicidade do Cineclube da Horta.

Nude Live Act na galeria O Bico

Galeria Zé dos Bois em Setembro

*********************************************************
Sexta-feira 31 de Agosto às 23h00

Sortido_urbano_sessions


Os Inspectores (PT)
DJ Vaipes (PT)


Os Inspectores
Os Inspectores é um projecto musical formado em 2006 em Lisboa, constituído por um corpo de elementos de distintas influências da música urbana contemporânea. Investigam diversos ambientes improvisados, da poesia ao jazz de fusão.

Formação:
Morais - guitarra eléctrica
Trigo - bateria
Lencastre - saxofone alto
Gomes - textos e voz
Lucena - percussão electrónica
Ferreira - baixo eléctrico

+ myspace
Os Inspectores

Entrada: 5€

**********************************************************
Sábado 01 de Setembro às 23h00

Groove_sessions


Cacique '97 (PT)


Cacique '97
Fundados em Lisboa em 2005, com o objectivo de espelhar o crescente multiculturalismo da cidade, o colectivo de origens moçambicanas Cacique ’97 é uma referência incontornável no panorama afro-beat nacional. Recorrendo a samplagens diversas, actualizam a mescla irresístivel de jazz, funk e ritmos Yoruba imaginada em primeira instância por insurgentes como Fela Kuti nos anos 60 e 70.

Formação:
Milton Gulli, voz, teclas e guitarra eléctrica
Ruben Alves , teclas
Marcos Alves, bateria
Renato Almeida, baixo
Tiago Romão, percussões
Marisa Gulli, percussões
Zé Lencastre, saxofone alto
Gileno, trompete
Vinicius, trombone
Cabrita - saxofone barítono

+ myspace
Cacique '97

Entrada: 5€

**********************************************************
Sexta-feira 07 de Setembro às 23h00

Modern_soundscapes_sessions


Rafael Anton Irisarri (US)
Frango (PT)


Rafael Anton Irisarri
Estreia em Portugal do contemplativo músico norte-americano Rafael Anton Irisarri, um dos mais relevantes artistas sonoros a questionar actualmente os caminhos da composição moderna. “Daydreaming”, o seu primeiro longa-duração, editado este ano pela Miasmah de Erik Skodvin (Deaf Center), explora uma relação entre electrónicas e piano preparado, por vezes próximo da beleza assombrada dos geniais “Desintigration Loops” de William Basinski.

+ myspace
Rafael Anton Irisarri
+ crítica Forced Exposure

Frango
A música de Rui Dâmaso e Vítor Lopes radicaliza ainda mais o assombroso ataque rock dos Frango enquanto trio, formação actualmente paralisada com a ausência de Jorge Martins, estabelecido artisticamente nos Estados Unidos. Em duo, o trabalho de Dâmaso e Lopes centra-se em fantásticos drones de vibrações mecânicas, a lembrar a espacialidade perturbada dos Double Leopards ou Sunroof.

+ myspace
Frango

Entrada: 7€

**********************************************************

domingo, 26 de agosto de 2007

Investigação Criminal II Série no AXN




Do criador e produtor Donald Bellisario (Jag: Em Nome da Justiça, Galáctica), a série centra-se num grupo de agentes especiais que actuam fora da cadeia militar de comando, devendo investigar qualquer delito com provas relacionadas com a Marinha e o pessoal do corpo de “marines” norte-americano, qualquer que seja o cargo ou patente hierárquica.

À frente da equipa “Navy CIS” (Serviço de Investigação Criminal da Marinha) está o agente especial Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon – Os Homens do Presidente, Chicago Hope), um especialista na área da investigação que não hesitará em quebrar algumas regras para executar bem o seu trabalho.
A força das histórias com finais inesperados continua a ser um dos grandes trunfos desta segunda temporada. Nesta temporada um novo membro passa a integrar a equipa: o agente especial Timothy McGee (Sean Murray – Jag: Em Nome da Justiça), cujos dotes para a informática e telecomunicações compensam a falta de experiência.

No primeiro episódio desta nova temporada veremos o caso do sequestro da mulher de um capitão e da sua filha invisual de 8 anos.

O capitão é retido no escritório, comunicando-se com os sequestradores que o observam através de uma webcam.

Estreia: Terça 28 de Agosto às 21h30
Emissão: Terças às 21h30

Titulo original: NCIS
Ano de produção: 2004
País de produção: EUA
Género: acção
Duração: 60 minutos
Realização: vários
Intérpretes: Mark Harmon, Sasha Alexander, David McCallum, Michael Weatherly, Pauley Perrette.

Roda de Choro abre Praça do Comércio



A Roda de Choro de Lisboa vem desenvolvendo um trabalho na área da música brasileira do final do séc. XIX e XX. O choro (ou chorinho) foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca), da música popular portuguesa e da música africana. A origem do termo choro decorreu da forma sentimental de abrasileirar as danças europeias. De início, era apenas uma maneira mais emotiva, chorosa, de interpretar uma melodia, cujos praticanteseram chamados de chorões. Como género, o choro só tomou forma na primeira década do século XX, mas a sua história começa em meados do século XIX. Na época em que as danças de salão passaram a ser importadas da Europa. A abolição do tráfico de escravos, em 1850, provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra), segmento de público que mais se interessou por esse género de música.

Os músicos da "Roda" (maioritariamente portugueses) são de diversos estilos musicais mas em comum têm a paixão pelo choro e pelo samba na sua vertente mais tradicional. Dia 26 Agosto os "malandros" da roda são:

Múcio Sá, bandolim, violão de 6, cavaco, baiano, vive em Lisboa à 12 anos, eclético, participa em projectos de Jazz, MPB, Pop rock e também sua própria música.
Nuno Gamboa, violão de 7 cordas (estudou violão e saxofone no Hot Clube de Portugal e Academia de Amadores de Música e já participou em projectos de Pop rock, Jazz blues e MPB).
João "Janeca" Nogueira, contrabaixo (amador e autodidacta, toca contrabaixo e violão na área da música do mundo (mpb, fado, música africana e jazz). É Professor Universitário (UNL), Psicólogo, Mestre e Doutor em Ciências da Educação).
Alexandre "barriga" Soares, percussão (é carioca, e começou a tocar na Gafieira Estudantina no centro do Rio. Com 26 anos de experiencia está em Portugal há 12 anos e lidera o grupo de percussão Batuquegê, e ainda acompanha diversos artistas de várias áreas musicais).
Félix Junior, violão de 7 cordas e cavaco de 5 cordas, músico de Brasilia onde foi professor no conceituado "Clube de Choro de Brasilia". Tocou (e toca) com grandes nomes do choro como Hamilton de Holanda, Jorge Cardoso, etc... Reside em Lisboa desde Maio 2007.
Pedro Godinho, violão de 6 cordas e bandolim (músico eclético dentro da lusofonia.
Guto Lucena, faluta transversal e saxofone soprano (artista de vários projectos de jazz, tais como o Tora Tora Big Band, entre outros)

domingo, 26 agosto
pç. comércio . actuação das 16h30 às 18h30

sábado, 25 de agosto de 2007

Ágata solidaria

FORSAKEN: Vampiros do Deserto no AXN





FORSAKEN: VAMPIROS DO DESERTO


Na sua viagem de Los Angeles para a Florida para assistir ao casamento da irmão, Sean faz algo que não deveria fazer: dar boleia a um desconhecido.

A partir desse momento, a sua viagem transforma-se num pesadelo sangrento, já que Nick é um caçador de vampiros que persegue os malditos, um grupo errante destas criaturas, que se alimentam de viajantes desprevenidos.
Quando ambos recolhem a assustada Megan, a quem os assassinos abandonaram, Sean sente-se atraído pela sua beleza.

Tudo se complica quando Sean é infectado pelos malditos, e a única cura é matar o líder do bando, Kit; começa então uma corrida mortal contra o tempo para encontrar e acabar com a origem do vírus: um vampiro centenário com poderes sobre-humanos e com um apetite voraz por sangue.

Estreia: Domingo 26 de Agosto às 22h25

Título original: The Forsaken
Ano de produção: 2001
País de produção: EUA
Género: Terror
Duração: 100 minutos
Realização: J. S. Cardone
Intérpretes: Kerr Smith, Brendan Fehr, Johnathon Schaech






O AXN emite através da TV Cabo, Cabovisão, TVTEL,
AR Telecom, CLIX SmarTV, Meo, DStv (Angola e Moçambique), Vodafone e TMN

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Agosto no Centro Cultural de Belém

JAZZ ÀS 5as:

Ben Stapp´s Trio

23 de Agosto | Cafetaria Quadrante

Horas: 22h45

ENTRADA LIVRE

MAZALDA

Música | Mazalda | França

24, 25 e 26 de Agosto

Vários locais ao ar livre

Horas: 14h00 | 18h30 | 21h30

ENTRADA LIVRE

NA RUA

Teatro | Miguel Moreira | Portugal

24, 25 e 26 de Agosto

Vários locais ao ar livre

Horas: 14h00 | 18h30 | 21h30

ENTRADA LIVRE

AS PEQUENAS CERIMÓNIAS

Marionetas | João Calixto e Tiago Viegas | Portugal

24, 25 e 26 de Agosto

Vários locais ao ar livre

Horas: 14h00 | 18h30 | 21h30

ENTRADA LIVRE

DOUTOR FAUSTO

Teatro | Teatro ao Largo | Portugal

24, 25 e 26 de Agosto

Caminho Pedonal

Hora: 22h30

Público-alvo: a partir dos 12 anos

ENTRADA LIVRE

OLA KALA

Novo-circo | Les Arts Saut | França

22 a 26 de Agosto

Espaço Circo

Hora: 21h00

Bilhetes entre 10€ e 17€

ORCHESTRA DI PIAZZA VITTORIO

Um grande concerto ao ar livre

31 Agosto e 1 de Setembro

Caminho Pedonal e Praça do Museu

Hora: 21h30

ENTRADA LIVRE